Blog Menutrip | Viva experiências gastronômicas surpreendentes
Restaurantes

Os Melhores Restaurantes de SP (São Paulo): Guia Definitivo [2017]

Não há nada pior do que ter aquele sentimento de noite desperdiçada após uma experiência ruim em um restaurante, não é mesmo? A escolha de um bom lugar para comer pode ser decisiva para o sucesso do seu programa de final de semana. Não seria ótimo poder fazer essa escolha  conhecendo bem quais os melhores restaurantes de SP selecionados por especialistas em gastronomia?

Foi pensando nisso que preparamos aqui uma lista completa com alternativas para todos os gostos. Desde a mais refinada até a mais popular, da mais cara à mais barata, da culinária brasileira, japonesa e italiana até a culinária mongol e polonesa. Elas estão subdivididas em variadas categorias, para que você possa fazer a melhor escolha de acordo com a ocasião.

Confira agora o guia definitivo com os melhores restaurantes de SP!

menutrip experiencias gastronomicas

Melhores Restaurantes Românticos de SP (para casais)

Era uma vez um chalezinho

melhores restaurantes SP, Era uma vez chalezinho.

(Foto: Era uma vez um Chalezinho)

Se estava a procura de um lugar perfeito para um plano à dois, já encontrou. O restaurante Era uma vez um chalezinho é considerado por muitos o mais romântico de toda a cidade de São Paulo. Segundo as estatísticas de seus proprietários, ele já presenciou 9000 pedidos de namoro, 82200 primeiros encontros e 503 casamentos.

Não é para menos, já que o ambiente aconchegante do restaurante te transporta para dentro de um conto de fadas. A arquitetura e decoração não deixam a desejar, com suas paredes de madeira, lareira, tapetes e luz de vela que fazem com que qualquer um se sinta em casa.

O carro chefe do menu são os fondues, especialidade da casa. O cardápio é bastante amplo, incluindo rodízio, fondue doce, de queijos, inclusive sem lactose. Além disso, há opções da culinária européia, como massas, carnes e risotos, como alternativa ao fondue e também uma rica carta de vinhos.

Site: Era uma vez um Chalezinho

Endereço: Rua Itapimirum, 11 – Morumbi

Terraço Itália

melhores-restaurantes-terraco-italia

(Foto: Terraço Itália)

Uma outra opção excelente para casais é o Terraço Itália. Um restaurante que existe desde 1967 e que mantém a tradição da culinária italiana, trazida pelos imigrantes a São Paulo, até hoje com altíssimo nível. Não à toa, ele foi escolhido como o melhor restaurante para ir a dois, em uma pesquisa do Datafolha.

Com uma vista panorâmica espetacular da cidade de São Paulo, o Terraço Itália conta com diversos tipos de ambientes. O mais indicado para os casais é a sala panorama, que une a vista de 165 metros de altura, boa gastronomia e música ao vivo.

O cardápio prestigia, claro, a culinária italiana, contendo todos os seus clássicos pratos, assinados aqui pelo chef florentino Pasquale Mancini. O best seller da casa é o risoto de limão-siciliano com camarão. Vale a pena experimentar e descobrir por que ele está entre os melhores restaurantes de SP.

Site: Terraço Itália
Endereço: Ed. Itália – av. Ipiranga, 344, 41º – Centro.

Ruella Bistrô

Ruella Bistrô, Melhores Restaurantes de SP
(Foto: Ruella Bistrô)

O restaurante Ruella Bistrô é uma opção romântica mas com um tom diferenciado. Fugindo um pouco do padrão tradicional, o Ruella traz uma decoração bastante descontraída e criativa. Tem bicicleta, elefantes, flores, quadros, almofadas e sofás espalhados. Difícil não se sentir bem recepcionado em um ambiente tão aconchegante.

Todas as três filiais do restaurante estão localizados em áreas mais sossegadas, o que reforça ainda mais essa atmosfera confortável. Assim, o restaurante se torna quase uma reprodução das vielas do sul da França. Por conta de todo esse clima o romântico, ele é um dos melhores restaurantes de SP para a celebração de casamentos.

O menu, como não poderia deixar de ser, traz os clássicos da culinária francesa, mas com uma releitura da chef e proprietária Danielle Dahoui. Alguns pratos que chamam atenção são o Confit de Pato ao molho de mel com gergelim e o Medalhão de Filé com foie gras que leva caramelo de vinagre de jerez e batata.

Site: Ruella Bistrô
Endereço: R. João Cachoeira, 1507 – Vila Olímpia

  1. Vupabussu, 199 – Pinheiros
  2. Dr. Mario Ferraz, 37 – Jardim Europa

 

Melhores Restaurantes Diferentes de SP

Tantra Restaurante

Tantra Melhores Restaurantes de SP
(Foto: Tantra)

Sendo o único restaurante do Brasil especializado em culinária típica da Mongólia, o Tantra Restaurante já mostra porque pode ser considerado um dos restaurantes mais diferentes de São Paulo. Mas, não para por aí.

O restaurante é todo decorado com uma junção de elementos da cultura asiática. Há também consultas com cartas de Tarot e apresentações teatrais que misturam dança, circo e pirofagia.

O cardápio segue as tradições culinárias mongols e alguns pratos tailandeses. Lá você tem a opção de montar seu próprio prato, escolhendo dentre diversas alternativas frescas de carnes, peixes, temperos e acompanhamentos, que o chef prepara na hora na sua frente.

São diversas opções de texturas e sabores para você testar. Mas, vá com calma na mistura dos temperos, eles são bem fortes.

Alguns pratos tradicionais da casa são o Asian Tapas, um carpaccio de tubarão, e o Mango Shrimp, camarões flambados acompanhados de vegetais, manga e ervas afrodisíacas.

Site: Tantra Restaurante
Endereço: Rua Chilon, 364 – Vila Olímpia

Av. São Camilo, 988 – Granja Viana – Cotia
Rua Itapura, 721 – Tatuapé
Rua Amaro Cavalheiro, 168 – Pinheiros

Maria Escaleira

Maria Escaleira, Melhores restaurantes de SP.
(Foto: Maria Escaleira)

Você já conhece a culinária polonesa? Se ainda não, você pode ter a oportunidade de conhecer no Maria Escaleira, o primeiro restaurante polonês de São Paulo. O restaurante oferece os principais  pratos tradicionais da culinária polonesa e também de outros países do leste europeu, como o Goulash da Hungria e o Estrogonofe Russo.

Os pratos preferidos ficam com as carnes e nhoque preparados ao estilo polonês e o Pierogi, que é uma espécie de pastel cozido. Isso tudo podendo ser acompanhado das vodkas polonesas.

O local tem um ambiente aconchegante, bem calmo e tranquilo, excelente para um almoço em família.

Site: Maria Escaleira

Endereço: Rua Mourato Coelho, 53 – Pinheiros

Gopala Hari

Gopala Hari, Melhores Restaurantes de SP.
(Foto: Gopala Hari)

O Gopala Hari é um restaurante especializado na culinária indiana, com o diferencial de ser lacto vegetariano, sendo um verdadeiro achado para quem segue esse tipo de dieta.

Ele, que já foi eleito 3 vezes como um dos 5 melhores restaurantes vegetarianos de SP, é daqueles locais que você vai querer voltar mais de uma vez, para provar todo o cardápio, que muda semanalmente.

No menu tem arroz aromático com coco, batata, grão de bico e especiarias, lasanha e até feijoada vegetariana, que são acompanhadas de suco natural e sobremesa. A decoração nos faz viajar até a Índia, por conta de seus elementos cuidadosamente pensados e organizados, como estátuas, tapetes e quadros.

O preço é justo e os pratos bem servidos, mas de vez em quando tem fila para entrar, então se organize para chegar mais cedo ou vá disposto a esperar um pouquinho.

Site: Gopala Hari

Endereço: Rua Antônio Carlos, 429 – Consolação

 

Melhores Restaurantes Com Excelente Custo Benefício

Mocotó

Melhores Restaurantes de SP, Mocotó
(Foto: Mocotó)

O Mocotó é o verdadeiro xodó entre os melhores restaurantes de SP. Oferecendo comida nordestina de qualidade há mais de 40 anos, deixa sempre aquele gostinho de quero mais na boca de todos que provam as suas delícias.

Carne de sol na brasa, baião-de-dois, escondidinho de carne seca e variados tipos de caipirinha são alguns dos pratos do cardápio. Mas, o destaque mesmo fica para os dadinhos de tapioca, premiada criação do chef Rodrigo Oliveira, e a Mocofava, uma combinação de mocotó com favada. Só provando para descobrir.

Mesmo com tantas maravilhas no cardápio, o que acaba trazendo mais satisfação para o seu público é o seu custo benefício. Os preços são justos, as porções bem servidas e apetitosas.

Vale a pena ir conferir os tradicionais sabores nordestinos, mas quando for chegue cedo, afinal o restaurante costuma ficar bem cheio.

Site: Mocotó

Endereço: Av. Nossa Sra do Loreto, 1100 – Vila Medeiros

Yakissoba da Vila

Yakissoba da Vila, Melhores Restaurantes de SP
(Foto: Yakissoba da Vila)

Sabe aquelas vezes que dá uma vontade de comer um yakissoba? Então, agora você já vai descobrir onde pedir o seu sem medo. O Yakissoba da Vila é um restaurante chinês que atua há 10 anos em São Paulo, sendo especializado em macarrão.

Você tem diversas opções para escolher, seja frango, carne e até vegetariano. Além disso, eles ainda fazem combos que combinam o prato, uma bebida e um rolinho primavera de sobremesa. Assim, o preço sai super em conta.

Você pode pedir pelo delivery ou ir comer lá no estabelecimento, mas se preferir ir até lá é bom saber que o local tem poucas mesas, então, se for em um horário de maior movimento, você acaba esperando em pé um pouco.

Site: Yakissoba da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho 695 – Vila Madalena

Chi fu

Chi Fu, Melhores Restaurantes de SP
(Foto: Saboreando por aí)

Representando o melhor da culinária chinesa, o Chi Fu fica localizado no coração do bairro que mais transpira a cultura oriental na cidade: a Liberdade.

O restaurante, não sem motivos, é muito frequentado por chineses, assim como a maioria dos seus funcionários também são chineses. Isso pode dificultar um pouco a comunicação, já que eles falam pouco português. Porém, o cardápio é bilíngue e possui fotos. Assim, com um pouquinho de paciência tudo se acerta.

A decoração com paredes douradas se remete a Cidade Proibida e o salão amplo e mesas grandes, não deixam ninguém ficar desconfortável. Já o cardápio é recheado de opções, mais de 200 na verdade, com frutos do mar, macarrão e carnes exóticas.

Mas, o que chama atenção de verdade são os preços, que são bastante satisfatórios, o que faz do Chi Fu um dos restaurantes com melhor custo benefício de SP. Com porções muito bem servidas, não é raro ver alguém pedindo para embalar o resto para ele levar para casa.

Um ponto negativo, entretanto, é que o estabelecimento só aceita pagamento em dinheiro, sendo assim vá preparado.

Site: Chi Fu
Endereço: Praça Carlos Gomes, 200 – Liberdade

 

Melhores Restaurantes Japoneses de SP

Kan Suke

Kan Suke, Melhores Restaurantes de SP
(Foto: Lucas Lima/VejaSP)

O restaurante ainda tem pouco tempo de funcionamento, mas nesse pouco tempo já conquistou o seu público e a crítica. Em 4 anos, já venceu o prêmio de “melhor restaurante japonês de SP” da Veja Comer e Beber 3 vezes. Além disso, faz parte do exclusivo Guia Michelin.

A ideia de qualidade ao extremo é seguido a risca no Kan Suke, de tal modo que o seu chef Keisuke Egashira, vai duas vezes na semana pessoalmente no Mercadão para escolher os peixes que serão matéria prima da sua arte gastronômica.

O lugar não é muito grande, portanto é muito importante fazer a reserva para não arriscar. Para quem quiser experimentar um pouco de tudo e avaliar a habilidade do chef, o menu degustação é a melhor pedida.

Agora, para quem quiser curtir um almoço em família ou com os amigos, em um dos melhores restaurantes de SP, vale mais a pena pedir os pratos separados.

Site: Kan Suke

Endereço: Rua Manoel da Nobrega 12 76, Loja – Jardim Paulista

Jun Sakamoto

Jun Sakamoto, Melhores Restaurantes de SP
(Foto: Guia da Semana)

Se você está buscando exclusividade e qualidade, a sua procura acaba aqui. O restaurante Jun Sakamoto, que leva o nome do próprio chef, se diferencia dos restaurantes japoneses encontrados no Brasil, que costumam hibridizar seus pratos com o gosto brasileiro, ao trazer pratos gourmet, preparados de acordo com a receita tradicional japonesa.

Para um grupo seleto de 8 pessoas previamente reservado, o próprio Jun prepara e serve uma degustação de sushis pessoalmente no balcão. Mas, também é possível comer nas mesas do restaurante. Não estranhe se ao chegar no endereço não encontrar nenhuma identificação do restaurante, a ideia é essa mesmo, exclusividade ao extremo.

Já foi indicado 8 vezes para o prêmio de “melhor restaurante japonês de SP” pela Veja Comer e Beber, tendo vencido 3 vezes. Por conta de tanto renome, é um restaurante caro, possivelmente o mais caro da categoria em toda a cidade.

Sendo assim, se você quiser ter essa experiência gastronômica diferenciada, esteja com o bolso preparado para pagar um pouco a mais.
Site: Não possui.

Endereço: R. Lisboa, 55 – Pinheiros

Sakagura A1


(Foto: Mario Rodrigues/VejaSP)

Essa é mais uma excelente opção para quem busca um restaurante japonês sem tanta influência tropical nos seus pratos. Servindo desde pratos quentes a frios, com destaque para o comandante da mesa de frios Celso Hideji, que foi premiado na Copa do Mundo do Sushi 2016.

No Sakagura A1 você também pode optar pelo menu degustação, para provar uma maior variedade de pratos do cardápio, sendo que as opções desse menu variam diariamente.

Já para quem quiser comer um pouco mais, também há a opção de pedir os pratos à la carte. Eles oferecem uma grande diversidade de frutos do mar, como polvo, linguado, salmão e até o mapará, um peixe amazônico muito saboroso.
Site: Sakagura A1

Endereço: Rua Jerônimo da Veiga 74 – Itaim Bibi

 

Melhores Restaurantes de SP de Acordo Com a Folha “O Melhor De São Paulo”

Confira agora os melhores restaurantes de SP, segundo o júri técnico especializado da equipe do jornal Folha. Os restaurantes foram divididos e premiados em diversas subcategorias, que você verifica a seguir.

Melhor Restaurante de SP – Maní

Mani, Melhores Restaurantes SP
(Foto: Mario Rodrigues/VejaSP)

O nome Maní vem da palavra em tupi guarani referente a mandioca. Só por aí, já é possível perceber a influência que a culinária brasileira traz para os pratos desse que foi considerado o melhor restaurante de São Paulo.

Com muito simplicidade e singeleza, que é percebida não só nos seus pratos, mas também na decoração e no atendimento, o Maní oferece em seu cardápio opções muito criativas, sem medo de brincar com texturas e sabores. Mas, mesmo assim, o equilíbrio sempre impera.  

Site: Maní
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano

Melhor Brasileiro – Tordesilhas

Tordesilhas, Melhores Restaurantes SP
(Foto: Trip Advisor)

Sem muito minimalismo e sofisticação, o restaurante Tordesilhas traz em si toda a brasilidade que pode ser percebida desde a sua decoração até seus pratos.

Com uma informalidade e certo rusticidade, o Tordesilhas consegue agradar bem a quem está afim de provar o verdadeiro sabor de várias regiões do Brasil em um dos melhores restaurantes de SP.

Tem Bobó de Camarão, representando o nordeste, Pato ao tucupi, diretamente do norte do país, Feijoada e torresmo para representar o sudeste, além de tantas outras delícias, que vão pedir de você algumas visitas para experimentar.

A sugestão do chef é comer tudo acompanhado com algumas das pimentas que ficam na mesa. São vários os tipos, desde as mais fracas as mais ardidas, todas preparadas artesanalmente pelo mestre pimenteiro da casa.

Não perca a oportunidade também de acompanhar sua refeição com uma legítima cachaça brasileira. A casa tem uma carta bem completa, com tipos artesanais e reservados.

Site: Tordesilhas
Endereço: Al. Tietê, 489, Cerqueira César – região oeste

Melhor Churrascaria – Varanda Grill

Varanda Grill, Melhores Restaurantes SP

(Foto: Shirley/Trip Advisor)

O Varanda, eleito como a melhor churrascaria de SP, de fato faz jus ao título. Tudo ao seu redor, desde a decoração ao cardápio te indica claramente uma coisa: você está alí para comer carne, então nem se preocupe com o resto.

Sobre as carnes, elas são subdivididas em três categorias: cortes brasileiros, argentinos e americanos. E, para quem tiver coragem no bolso, uma quarta categoria, que são as dos kobe beef. Para beber, o restaurante oferece uma carta de vinhos bastante variada e com várias possibilidade, inclusive taça e meia garrafa.

A carne está sempre no ponto desejado, já o preço é bastante salgado. Se você gosta realmente de carne vale a pena o investimento, mas vá preparado para gastar.

Site: Varanda Grill
Endereço: R. Gen. Mena Barreto, 793 – Jardim Paulista

Melhor Italiano – Nino Cucina

(Foto: Ligia Skowronski/VejaSP)

O restaurante italiano Nino traz em si toda as características para oferecer a melhor experiência da verdadeira culinária italiana.

Indo pelo lema de que é melhor um clássico bem executado do que uma variedade criativa sem objetivo, o cardápio é bastante enxuto. Sendo assim, não há escolha arriscada. Todas as receitas você já deve conhecer, mas talvez não com a impecabilidade de preparo desse considerado o melhor restaurante italiano de SP.

Quantos aos pratos, a dúvida será sua maior inimiga. Nhoque ou espaguete? Ravioli ou canelone? Caberá você administrar sua vontade, ou melhor ainda, voltar outras vezes para provar os outros também. Para sobremesa o destaque fica com a Torta della nonna, uma torta de chocolate, com peras e ricota.

Site: Nino Cucina
Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 30 – Jardim Europa

Melhor Pizzaria – Carlos

Carlos, Melhores Restaurantes SP
(Foto: Mario Rodrigues/VejaSP)

Eleger a melhor pizzaria de SP é uma tarefa bastante complicada, afinal a concorrência é bem grande. Mas, os critérios para isso vão além da pizza: tem o atendimento, o ambiente, a sobremesa, entre outros. E, em tudo isso, a Carlos consegue se sair extremamente bem.

Sua pizza tem uma massa fina, porém com bordo grossa e crocante. O molho é abundante, feito de ingredientes de primeira linha, assim como todo o complemento do recheio, sempre muito bem harmonizados, sem exageros, nem falta.

Mas, se a pizza é excelente, a sobremesa, então, também não deixa a desejar. O tiramisù de lá é elegido por muitos como o melhor tiramisù da cidade.

O ambiente também é muito acolhedor, sendo assim vale a pena ir lá e provar uma redonda, em um dos melhores restaurantes de SP.

Site: Carlos Pizza
Endereço: R. Harmonia, 501 – Sumarezinho

Melhor Árabe – Arábia


(Foto: Roberto Seba/Folhapress)

O melhor restaurante árabe de SP, já indica em seu nome a sua intenção: fazer com que os seus cliente se sintam na própria Arábia. E, eles têm sucesso nessa empreitada.

O Arábia oferece o melhor da culinária árabe de maneira muito tradicional e sofisticada, sem se perder para a produção em série. É possível perceber o cuidado em cada prato e doce produzido pela casa.

Site: Arábia
Endereço: R. Haddock Lobo, 1.397, Cerqueira César – região oeste

Melhor Japonês – Kinoshita

Kinoshita, Melhores Restaurantes SP
(Foto: Kinoshita)

O Kinoshita é um restaurante japonês sofisticado, para quem está buscando um pouco mais do que os rodízios japoneses costumam oferecer.

Com ingredientes frescos e de alta qualidade, o chef Tsuyoshi Murakami costuma surpreender por utilizar elementos não usuais em suas receitas, que estão sempre em constante mutação.  

Ele oferece os pratos tradicionais para a sua escolha, assim como também o menu degustação, em que você pode provar um pouco de cada do cardápio, além do que mais vier da criatividade do chef.

O preço que se paga por tamanha sofisticação e por ele ser um dos melhores restaurantes de SP é alto, porém vale cada centavo.

Site: Kinoshita
Endereço: R. Jaques Félix, 405 – Vila Nova Conceição

Melhor Francês – Ici Bistrô

Ici Bistrô, Melhores Restaurantes SP
(Foto: Daniel Ozana/Folhapress)

Familiaridade. Essa é uma boa palavra para definir a essência desse restaurante, considerado o melhor restaurante francês de SP. O Ici Bistrô, ao passar dos anos, parece não mudar, no sentido bom da palavra. O clima aconchegante deixa todos a vontade e prontos para simular que estão em Paris.

Os pratos não buscam muito invencionice, trazem os clássicos da culinária francesa e fazem isso muito bem, com o Foie Gras au torchon, Filet Mignon Poivre Vert e o Cassoulet, por exemplo.

Além dessas, existem muitas outras opções de pratos no cardápio. Assim, como é alta a variedade no menu, assim também são os preços, o que é normal para quem está na lista dos melhores restaurantes de SP. Por isso, vá com o bolso preparado.

Site: Ici Bistrô
Endereço: R. Pará, 36 – Higienópolis

Melhor Português – A Bela Cintra

A Bela Cintra, Melhores Restaurantes de SP
(Foto: Mauro Holanda/A Bela Cintra)

Os Portugueses parece que já nascem vocacionados para a culinária. No restaurante A Bela Cintra é possível confirmar essa afirmação. Não deixam a desejar em nenhum quesito. O atendimento é rápido e eficiente e a comida é impecável com porções generosas. Não é a toa que foi considerado o melhor restaurante português de SP.

A seleção de peixes no cardápio é bem grande, o que deixa a vontade de retornar para provar o resto. Mas, se for sua primeira vez, vá pela especialidade da casa: bacalhau. Escolha certa sempre.

Os doces ao final é para coroar a noite. Mil folhas, pastel de belém, sorvete. Pode escolher qualquer um, que você não vai errar nunca.

Site: A Bela Cintra
Endereço: R. Bela Cintra, 2.325 – Consolação

Conclusão dos Melhores Restaurantes de São Paulo

Como podemos perceber, opções não faltam na cidade de São Paulo. Cosmopolita como é, congrega em si mesmo uma mistura de nacionalidades e tipos de culinária muito variados entre si. O que a faz também uma cidade muito democrática. É certo que, seja qual for a sua necessidade ou vontade, a cidade poderá te ofertar alguma experiência gastronômica à altura do seu desejo.

Portanto, use esse guia dos melhores restaurantes de SP como um mapa, para se orientar no meio de tantas informações, artigos e indicações de amigos. Assim, você consegue se livrar das furadas e deixar como alternativas somente opções de restaurantes que valem a pena conhecer. E ainda selecioná-los de acordo com a ocasião que mais se adeque.

Agora é só escolher o restaurante do próximo final de semana. Bom apetite!

menutrip experiencias gastronomicas

Você Também Vai Gostar Destes Posts:
Almoço em família: onde comer em SP e interior