Quem São Os Melhores Chefs de Cozinha do Brasil? (Atualizado!)
Gastronomia

Quem São Os Melhores Chefs Do Brasil?

melhores chefs do Brasil
0

Você já se perguntou: quem são os melhores chefs do Brasil? Nos últimos anos se multiplicou bastante o número de programas sobre culinária na internet e na televisão. São muitas novas faces, muitos chefs que antes só ficavam atrás do fogão e que agora podemos conhecer suas ideias e inspirações. Mas, quais são os que realmente têm uma grande relevância no cenário gastronômico brasileiro?

O fato de estar na Televisão hoje já não é mais um indicativo para isso. Sendo assim, confira agora a lista com os 10 melhores chefs do Brasil e descubra mais sobre como fazer para iniciar nessa profissão!

Os 10 chefs mais requisitados do Brasil

O Brasil, de uns tempos para cá, tem cada vez mais deixado sua marca no mundo da gastronomia. Embora ainda tenha que caminhar um pouco para alcançar outros países em grau de notoriedade, o Brasil já mostrou que tem qualidade suficiente para isso, tendo figurado nas listas de melhores chefs e restaurantes do mundo com alguns representantes.

Sendo assim, confira agora a lista com os 10 chefs mais requisitados do Brasil!

1. Alex Atala

melhores chefs brasil alex atala

(Foto por Lucasdeandrade6 / CC BY-SA 3.0)

O chef Alex atala praticamente dispensa apresentações. Ganhou um destaque enorme nos últimos anos, por conta dos títulos de destaque que acumulou. Em 2012, o seu restaurante D.O.M. foi eleito o quarto melhor restaurante do mundo pelo ranking dos 50 melhores restaurantes da revista “Restaurant”, que funciona com uma espécie de Oscar da gastronomia. Além disso, em 2015 ele se tornou o chef brasileiro mais bem avaliado do renomado “Guia Michelin”, tendo o D.O.M. recebido 2 estrelas (de 3) e o seu outro restaurante Dalva e Dito ficado com 1 estrela. Isso o tornou um dos melhores chefs do Brasil.

Em seus pratos valoriza bastante a regionalidade, buscando sempre tirar o máximo dos ingredientes nacionais. Por isso, preza muito pela qualidade de tudo o que entra na composição dos seus pratos. Tem uma especial afeição pelos produtos amazônicos, que costumam figurar sempre no seu cardápio. Seu prato de destaque é o Pirarucu com Açaí.

2. Helena Rizzo

melhores chefs brasil helena rizzo

(Foto por VejaSP / Divulgação)

Helena Rizzo é atualmente uma das mulheres brasileiras mais poderosas do mundo da gastronomia. Apesar do ranking dos melhores chefs do mundo ainda serem dominados por homens, Helena mostra que as mulheres também tem muito talento para mostrar.

O seu restaurante Maní Manioca foi eleito o 46º melhor do mundo pela revista Restaurant de 2013 e por consequência deu a ela o troféu de melhor chef mulher da América Latina.

A comando do Maní desde 2006, procura oferecer pratos inovadores e criativos com ingredientes simbólicos da cozinha brasileira. Leveza e naturalidade são marcas do seu estilo.

3. Rodrigo Oliveira

melhores chefs do brasil rodrigo oliveira

(Foto por Mocotó / Divulgação)

Rodrigo Oliveira é um paulistano que usa suas raízes pernambucanas de inspiração para cozinhar o melhor que o nordeste pode oferecer. A frente do badalado restaurante Mocotó, Rodrigo aplica todo o seu conhecimento de família para transformar ingredientes e receitas simples em pratos muito elaborados.

Figura entre os melhores chefs do Brasil e da América Latina e certamente é uma promessa ainda maior para o futuro da culinária nacional.

4. Roberta Sudbrack

roberta subrack melhores chefs brasil

(Foto por Roberta Sudbrack / Divulgação)

Com um estilo contemporâneo bastante detalhista, Roberta Sudbrack tem experiência de sobra para ser considerada uma das maiores chefs brasileira da atualidade. De 2004 a 2012 ganhou nada menos do que 12 prêmios, inclusive o Top Chefs of the World, na França.

Um dos seus primeiros contatos com a culinária foi aos 17 anos, quando vendia cachorro-quente na rua. De lá para cá, ela foi se desenvolvendo de maneira autodidata, até o ponto que chegou a comandar a cozinha do Palácio da Alvorada, cozinhando por 7 anos para o então presidente: Fernando Henrique.

Hoje, possui um restaurante com seu nome em que pratica um estilo de cozinha contemporânea. A gaúcha também gosta de explorar o conceito de comida de rua em seu foodtruck.

5. Paola Carosella

melhores chefs brasil paola carosella

(Foto por Paola Carossela / Divulgação )

É bem provável que você já conheça a chef Paola da televisão. Afinal, nos últimos anos ela tem sido jurada do programa Master Chef, que tem uma grande audiência em sua versão brasileira. Mais do que jurada, Paola é grande chef de cozinha e atualmente possui o restaurante chamado Arturito, focado na cozinha clássica mediterrânea.

Apesar de ser Argentina de nascimento, a chef é brasileira de coração. Tendo aprendido os grandes segredos da gastronomia com chefs renomados da Europa, acabou vindo parar no Brasil, e aqui já está há 16 anos. Desde que chegou, não parou de colecionar prêmios, com por exemplo de chef do ano, além de melhor restaurante.

6. Erick Jacquin

melhores chefs brasil erick jacquin

(Foto por Eric Jacquin / Divulgação)

O Jacquin também é um dos jurados do programa Master Chef. Com um sotaque muito forte, não consegue passar despercebido o fato de que não é brasileiro. Tanto que no programa de televisão tem que inclusive ser legendado.

A sua paixão pelo Brasil entretanto já vem de longa data, uma vez que depois de fazer carreira na França, desembarcou por aqui e acabou ficando. Há mais de 20 anos no Brasil, ele já comandou alguns restaurantes, todos muito prestigiados. De tal maneira que ele também já foi conhecido como chef do ano diversas vezes.

7. Henrique Fogaça

henrique fogaça melhores chefs brasil

(Foto por Henrique Fogaça / Divulgação)

O antigo bancário, quando iniciou sua trajetória culinária vendendo hambúrguer, não tinha nenhuma pretensão de se tornar um dos melhores chefs do Brasil. Foi a vontade de se alimentar melhor que o levou para cozinha e de lá não saiu mais.

Com o tempo Henrique ganhou bastante reconhecimento.  De tal forma que hoje agrega o time de jurados do programa Master Chef. O seu estilo pessoal alternativo se mistura com sua prática na cozinha. Bastante influenciada pela comida de rua, o chef gosta de dar um toque contemporâneo em receitas brasileiras e italianas.

8. Thiago Castanho

thiago castanho melhores chefs brasil

(Foto por Octavio Cardoso / Divulgação)

“Um dos chefs mais inovadores do Brasil” foi assim que o jornal The New York Times definiu o paraense. Ele que comanda dois restaurantes com reconhecimento internacional, o Remanso do peixe e o Remanso do bosque, conseguiu colocar Belém do Pará no circuito gastronômico brasileiro.

O seu estilo de cozinha é altamente influenciado pela culinária amazônica, focando principalmente nos peixes da região. O chef caminhou um período pela alta gastronomia, mas recentemente aboliu do seu cardápio os menus degustação, simplificando-o e trazendo mais pratos para dividir.  A ideia é  atrair mais a população local para os seus restaurantes, fazer uma volta às origens.

9. Leonardo Paixão

leonardo paixao melhores chefs brasil

(Foto por Jô Moreira / Divulgação)

Leonardo Paixão é um mineiro que não nega suas origens, mas que tenta dar uma mesclada nela. Dono do restaurante Glouton, um dos mais renomados de Minas Gerais, o chef busca misturar o sabor da roça mineira com a excêntrica cozinha francesa. Uma mistura bastante incomum, mas que dá certo. Tanto que, com pouco tempo de existência, o restaurante já alcançou diversos prêmios

10. Thomas Troisgros

melhores chefs brasil Thomas Troisgros

(Foto por Tomas Rangel / Divulgação)

Neto do francês Pierre Troisgros, um dos precursores da “nouvelle cuisine” e filho de Claude Troisgros, chef de bastante renome no Rio de Janeiro, Thomas sempre carregou nas costas o peso do seu sobrenome.

Ele cresceu cozinhando e mesmo que tenha tentado fugir não conseguiu negar a vontade de seguir na profissão. Com o tempo e muito esforço, conseguiu provar para si mesmo que era digno do sobrenome que carregava, e então conseguiu ousar e assumir os restaurantes da família. Hoje está entre os melhores chefs do Brasil, a frente do Olympe, a casa carioca de maior renome, e ainda de outros 2 restaurantes.

Como é ser um Chef de cozinha

melhores chefs do brasil

(Foto por Restaurant Antica Rome / CC0)

Hoje é possível ver muitos chefs na televisão ou em canais do Youtube, em suas belas cozinhas, cozinhando alguns pratos apetitosos com muito calma. Ser chef virou uma profissão desejada em meio a nova geração, mas será que as pessoas realmente sabem o que faz um chef? Conheça agora um pouco sobre o que significa ser chef e assim poder figurar entre os melhores chefs do Brasil.

Não há tanto glamour

Os programas de televisão costumam mostrar uma visão extremamente glamourizada sobre o que é ser um chef, entretanto a realidade passa longe disso. A ideia que vê na televisão de uma cozinha tranquila, aventais limpos, pratos feitos sem pressa e perfeitos sempre é exato oposto de uma cozinha profissional, ainda mais para quem é iniciante na profissão.

Cozinha é agilidade, não pode deixar o seu cliente esperando muito tempo. Cozinha é perigosa, não é raro você acabar se cortando ou se queimando, por isso ter atenção é fundamental! Cozinha é errar e fazer de novo, até alcançar o sabor e apresentação desejada.

Como você pode perceber, o glamour da profissão fica só nos programas de TV. Mas, isso não quer dizer que não seja recompensadora. Não há melhor para um chef saber que depois de tanto trabalho conseguiu agradar até o mais exigente cliente.

Rotina para além da montagem dos pratos

Ser chef vai além da organização e montagem final dos pratos, vai além até do que cozinhar. O chef é o líder do restaurante. Isso significa: decidir o que estará nos cardápios, mas também gerenciar uma equipe de funcionários, o estoque, os recursos financeiros, a marca e muitas vezes também lavar a louça.

Ou seja, é trabalho pesado, que pode facilmente passar das 14 horas diárias. Por isso, é importante você decidir se quer apenas atuar na cozinha ou estar a frente de tudo o que está relacionado a ela.

Você sempre é o responsável

Isso pode ser um pouco chocante, mas é a verdade. A responsabilidade de todo o prato servido e de tudo o que acontece na cozinha é sua. Isso tanto para o mal, quanto para o bem.

Assim como, se algo der errado, você será a pessoa para quem vão apontar o dedo, se os seus pratos derem muito certo você será o grande prestigiado. Sendo assim, é preciso estar preparado para lidar com tamanha pressão do público e da mídia.

Você quer ser um Chef? Dicas para iniciar nessa carreira.

melhores chefs do brasil

(Foto por Porto Bay Events / Creative Commons Attribution 2.0 Generic)

Se você deseja um dia figurar entre os melhores chefs do Brasil, fique atento nessas dicas!

Descubra se é hobby ou profissão

Com o crescimento do número de programas sobre culinária, cresceu também o número de adeptos e fãs desse tipo de atividade. Porém, cozinhar em casa algumas vezes para os seus amigos /família é bastante diferente do que cozinhar profissionalmente. Em uma você faz o que quer, quando quer e do jeito que quer. Já quando se está trabalhando em uma cozinha profissional, percebemos que não funciona assim.

Então, antes de apostar todas as suas fichas nesse segmento, procure descobrir se você quer realmente fazer isso profissionalmente.

Faça um curso de formação

Apesar disso não ser necessariamente um pré-requisito para você se destacar como um dos melhores chefs do Brasil, certamente ajuda bastante. Isso porque nem só de experiência vive um bom cozinheiro, mas também de muito estudo.

Conhecer os alimentos, suas propriedades, harmonizações, formas de preparo. Tudo isso são conhecimentos essenciais para quem quer um dia poder inventar suas próprias receitas sem ser na sorte.

Além disso, com o curso você tem a chance de aprender coisas que vão além do preparo de alimentos, mas que são muito necessários para um chef, como: economia, microbiologia, administração, entre outros temas.

Esteja preparado para um caminho longo

O caminho até se tornar um chef é costumeiramente longo. Isso pode ser diferente caso sua família seja dona de um restaurante, por exemplo, porém isso é a exceção.

O percurso comum é primeiro estagiar em uma cozinha, o que muitas vezes nem é um trabalho remunerado. Depois, você pode ser contrato para auxiliar de cozinha. Nesse meio tempo, você testa todas as áreas, identifica a que mais te satisfaz e se esforça bastante para poder chegar a ser cozinheiro. Como cozinheiro você permanece por alguns anos até um dia se tornar um chef.

Busque mentoria

Para quem ainda está começando, ter o auxílio de uma pessoa experiente é sempre muito proveitoso. Sendo assim, não exite em correr atrás de um mentor. Certamente ele poderá ser uma pessoa que poderá te ajudar a dar saltos em sua carreira.

Descubra o seu estilo de cozinha

Descobrir o seu estilo é um dos pontos mais importantes para quem quer seguir nessa profissão. Se você ainda não tem isso em mente, faça desse um objetivo a perseguir. Quanto antes você descobrir, logo poderá se especializar em fazer o que mais gosta.

É verdade que um profissional tem que saber fazer bem um pouco de tudo, porém nenhum dos melhores chefs do Brasil ficou famoso por fazer um prato que não fosse ao menos excelente. Essa excelência, entretanto só chega quando nos empenhamos em fazer o que mais nos identificamos.

Conclusão

Como podemos perceber a profissão de chef de cozinha não é tão glamourosa como a apresentada na televisão. É agilidade, calor, sujeira e durante algum tempo de carreira pouco ou nenhum prestígio. Muito mais do que só montar pratos e decidir menus, essa profissão requer muita responsabilidade e noções de conhecimentos que vão além da cozinha, como: finanças, administração e liderança. Portanto, quem quer seguir nessa profissão tem que ter muito empenho.

O caminho para se tornar um dos melhores chefs do Brasil não é uma linha reta. Não existe fórmula secreta ou passe de mágica. Como mostrado pela trajetória dos 10 melhores e mais requisitados chefs do Brasil, cada um teve uma história e desafios a serem vencidos.

Sendo assim, se esse é o seu sonho, utilize as informações e dicas contidas neste artigo para te direcionarem nesses primeiros passos da profissão e te inspirarem a seguir adiante. Boa sorte!

 

Você Também Vai Gostar Destes Posts:
file wellington delicioso
Saiba tudo sobre o delicioso Filé Wellington
Filmes Sobre Gastronomia Que Você Precisa Ver: Guia Completo
4 Comentários
  • Paula Souzza jan 7,2018 at 18:43

    Estou enveredando nesse caminho maravilhoso da gastronomia e preciso de umas referências bibliográficas para adquirir mais técnica. Podem indicar alguns autores e livros?

  • Alessandra nov 12,2017 at 19:48

    Fiz varios cursos de culinaria. Sempre gostei de ser uma chef de cozinha. Estou tentando, quem sabe um dia ter o mesmo talento desta turma. Maravilhosos!!!

  • guto set 26,2017 at 10:47

    só corrigindo, o Rodrigo Oliveira não tem raizes paraibanas, e sim pernambucanas.

    • Menutrip set 26,2017 at 16:48

      Olá, Guto. Boa observação! Já corrigimos o artigo. Muito obrigado!

Deixe o Seu Comentário!

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site (Opcional)