Blog Menutrip | Viva experiências gastronômicas surpreendentes
Gastronomia

Comida Típica Brasileira: 15 Pratos Incríveis

comida tipica brasileira feijoada

Qual é a comida típica brasileira? Essa pode ser uma pergunta que você já tenha se feito alguma vez na vida. Afinal, sendo o Brasil um país de proporções continentais e possuindo uma gastronomia tão variada, fica de fato complicado definir objetivamente uma resposta para essa pergunta.

Isso porque na verdade são muitas coisas e muitos estilos advindos das diversas influências culturais que recebemos ao longo de nossa formação social. A gastronomia brasileira é tão diversificada como o seu povo. Com fortes contribuições indígenas, africanas e mais a influência colonizadora e dos povos imigrantes, não teria outro jeito.

Sendo assim, a melhor forma de conhecer a riqueza da comida típica brasileira é separando suas regiões geográficas, que agregam fatores e influências históricas em comum. Então, confira agora 15 pratos tipicamente brasileiros, separados por suas regiões geográficas, para você saborear e conhecer!

menutrip experiencias gastronomicas

Comidas típicas brasileiras do Sudeste

Feijoada

comida tipica brasileira feijoada

(Foto: Divulgação/Estação 261)

Não só é o prato mais conhecido do Rio de Janeiro, como figura também entre os mais conhecidos da comida típica brasileira. A feijoada consiste em uma mistura do feijão preto cozido, com partes menos nobres do porco, como orelha, rabo, além de linguiça e carne seca. Normalmente vem acompanhada de couve e de arroz.

Acredita-se que a feijoada tenha sido inventada por escravos, que faziam sua comida com os alimentos que eram menosprezados pelos seus senhores. Por isso o fato das carnes utilizadas não serem nobres.

Moqueca Capixaba

comida tipica brasileira moqueca

(Foto: Rosimara Marinho)

Esse é um prato típico do Espírito Santo, mas que é famoso em todo o Brasil. A Moqueca Capixaba consiste em peixe cozido, com vegetais e frutos do mar. Ela pode ser feita com vários tipos de peixe, tais como Badejo, cação ou dourado, mas o que não pode mudar no preparo é o uso da panela de barro, que traz com ela toda a tradição.

O prato costuma vir acompanhado de arroz, pirão e muita felicidade também.

Pão de Queijo


(Foto: Divulgação/
Gshow)

Não tem como ir a Minas e não provar um dos seus pães de queijo. É como se você nem tivesse passado por lá. O Pão de queijo é um dos maiores símbolos da culinária mineira e olha que não faltam candidatos a esse posto, tamanha é a riqueza da gastronomia em Minas Gerais. Porém, o pão de queijo ganha pela versatilidade, sendo uma comida para qualquer momento, principalmente com um cafézinho.

Apesar do nome “pão”, o quitute não leva farinha de trigo, mas sim polvilho, que é um produto oriundo da mandioca. A história conta que essa receita surgiu nas fazendas mineiras na busca de substituir a farinha de trigo em alguns pratos, em uma época que o acesso a farinha era escasso.

Comidas típicas do Nordeste

Carne de sol

comida tipica brasileira carne sol

(Foto: Divulgação/doPernanbuco)

A carne de sol nada mais é do que uma peça de colchão mole ou duro salgado, preparado segunda a tradição nordestina. Tem esse nome porque antigamente era levada ao sol para secar, no momento em que fosse salgada e se iniciasse o processo de cura.

Hoje em dia, não se leva mais a carne ao sol. A cura é feita em ambiente refrigerado, para não secar demais a carne, o que nesse caso a transformaria em carne seca. Costuma vir acompanhada de aipim frito, queijo coalho e feijão verde.

Acarajé

comida tipica brasileira acarajé

(Foto: Divulgação/Vivo mais Saudável)

O acarajé é um prato típico da Bahia, feitos pelas características baianas em suas barracas, na rua mesmo. É uma comida típica brasileira que também relembra a herança africana que o Brasil tem, mas que hoje encanta locais e turistas que passam por lá também.

O Acarajé é um bolinho de feijão fradinho, frito em azeite de dendê e recheada com vatapá, camarão seco e vinagrete, além de pimenta. Essa última você deve ter muito cuidado, porque na Bahia um prato apimentado é realmente muito apimentado.

Quando te perguntarem se quer o acarajé quente ou frio, tenha a noção de que “quente” quer dizer apimentado e não a temperatura da receita. Se você não estiver acostumado, fuja da pimenta.

Tapioca

comida tipica brasileira tapioca

(Foto: Divulgação/MdeMulher)

A tapioca tem origem indígena, porém com o tempo foi se espalhando pela região a ponto de ser reconhecida como um prato da comida típica brasileira no nordeste. A sua origem vem da fécula de mandioca granulada, que ao ser esquentada forma uma massa unida.

Ficou muito famosa nos últimos anos por ser um ótimo substituto do pão, para quem é intolerante ao glúten. Sua versatilidade também é um dos seus trunfos, já que pode tanto ser recheada com alimentos salgados como frango desfiado, peito de peru e queijos, como também por alimentos doces, como brigadeiro ou doce de leite.


Comidas típicas brasileiras do Norte

Pato no Tucupi

comida tipica brasileira tucupi

(Foto: Divulgação/Veja)

Esse é um prato típico da culinária paraense e consiste em uma pato assado, com molho feito a base do Tucupi, que é um líquido amarelo extraído da raiz de mandioca brava. É uma receita originariamente indígena, que usavam o tucupi para preparar patos selvagens, assando em fogões de pedra.

Uma curiosidade aqui é que o Tucupi inicialmente é venenoso, ele tem que ser fervido lentamente por muitas horas para que perca todo o seu ácido cianídrico.

Tacacá

comida tipica brasileira tacaca

(Foto: Divulgação/Receitas de comidas)

O Tacacá também é uma iguaria de origem indígena, que faz parte da comida típica brasileira, muito famoso em todo o norte do país. Ele é feito a partir do tucupi e da goma de tapioca extraído da mandioca. O prato é servido quente e leva ainda camarão seco e jambu, uma folha amazônica que pode causar um formigamento nos lábios.

Açaí

comida tipica brasileira acai

(Foto: Divulgação/Blog da Mimis)

O Açaí é uma fruta que já espalhou por todo o Brasil, embora seja tradicionalmente do norte do país. Não é difícil encontrar barraquinhas de açaí em praias ou até mesmo ver a iguaria dividindo espaço com outras sobremesas geladas em casas de sorvete, por exemplo. No restante do Brasil ele é batido com guaraná, banana e morango, além de ser misturado com diversas coisas: granola, calda de sorvete, granulado, jujuba, entre tantas outras coisas.

Agora, originalmente o açaí acompanha refeições, servido com peixes fritos e camarões, misturado a farinha de mandioca. De um jeito ou de outro, é um alimento bastante benéfico para a saúde, contendo vitaminas, ferro, cálcio e fósforo, assim como outros nutrientes.

Comidas típicas brasileiras do Sul

Churrasco

comida tipica brasileira churrasco

(Foto: Divulgação/Sabores do Sul)

O Churrasco é talvez o prato mais conhecido do Rio Grande do Sul. Não há quem nunca tenha ouvido falar do churrasco gaúcho. Eles de fato são especialistas, quando o assunto é carne.

Acredita-se que a origem dessa tradição vem de meados do século XVII, quando o gado era abundante na região, mas a parte mais valorizada dele era o couro. Assim, a carne bovina passou a ser um dos principais componentes da dieta do povo daquela região, que desenvolveram as melhores técnicas para prepará-la.

Até hoje eles são muito tradicionais quanto ao preparo da carne, temperando somente com sal grosso e muitas vezes assando ela conforme os antigos tropeiros faziam, que é com fogo aceso em um buraco no chão e a carne suspensa por uma madeira.

Tainha na Taquara

tainha taquara comida tipica brasileira

(Foto: Divulgação/Sabores do Sul)

A Tainha é um peixe tipicamente brasileiro e que pode ser encontrado em outras regiões do país também, porém essa maneira preparo é específica do Rio Grande do Sul. Costuma ser um dos peixes mais vendidos na Feira do Peixe que costuma acontecer de tempos em tempos em Porto Alegre.

O prato consiste em uma tainha que é assada na lenha, presa entre o bambu de taquara que é feito de espeto. Ela é temperada com alho, azeite, manteiga, pimenta dedo de moça e limão.

Sugere-se que o prato seja acompanhado de arroz branco e de um bom vinho branco seco.

Barreado

barreado comida tipica brasileira

(Foto: Divulgação/HJ Construtora)

O Barreado é o prato mais tradicional do estado do Paraná. Sua origem remonta um ritual açoriano de mais de 300 anos de idade, que foi trazido para o Brasil pelos portugueses que ocuparam o litoral do Paraná no século XVIII.

Uma das características mais fortes desse prato é que se requentado não perde o sabor, nem as suas caraterísticas. Tradicionalmente, essa receita é feita em uma panela de barro pesada, que é esquentada a uma alta temperatura e mantida assim por muito tempo, enquanto é feito o cozimento, cerca de 20 horas.

Essa comida típica brasileira consiste em um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, como o patinho, maminha ou paleta, temperados com alho, cebola, toucinho de porco, pimenta do reino, louro, cominho e cozida até desmanchar. Logo, é misturado a farinha de mandioca e servida com arroz e banana da terra.


Comidas típicas do Centro-Oeste

Arroz com Pequi

arroz pequi comida tipica brasileira

(Foto: Divulgação/Nogueirense)

O Pequi é um fruto nativo do cerrado de gosto marcante e peculiar. É considerada a jóia da culinária do centro-oeste, sendo ele matéria prima para muitas receitas tradicionais da região. Uma delas é o famoso arroz com pequi, que é muito consumido no dia a dia dos moradores locais.

O Pequi é bastante aromático, calórico e com o gosto meio adocicado. Por isso, se o sabor agridoce não for muito a sua praia, já fica o aviso. Porém, ainda assim sempre a pena experimentar.

O prato consiste basicamente em um arroz normal, porém cozido junto com o pequi. Isso concede ao arroz a cor amarela, além do sabor e cheiro bem característicos.

 

Pintado à Urucum

pintado urucum comida tipica brasileira

(Foto: Divulgação/I Love MS)

Essa é uma receita que é a cara do Centro-Oeste, já que usa como matéria prima principal aquilo que essa região tem de melhor para oferecer que são seus peixes. O Pintado é um dos maiores peixes do Pantanal e é muito saboroso, sendo uma ótima opção para a refeição no final de semana com a família.

O Prato consiste em filé de pintado frito regado ao molho de urucum, que normalmente é servido com arroz e pirão. Uma curiosidade é que o prato inicialmente não possuía urucum na receita, mas se chamava dessa maneira em homenagem ao Morro do Urucum, que fica em Corumbá no Mato Grosso do Sul.

Caldo de Piranha

comida tipica brasileira caldo urucum

(Foto: DIvulgação/Caldo de Piranha)

O peixe que gera medo em tantas pessoas também serve de base para um delicioso caldo típico da região. Por ser um peixe muito abundante, acaba sendo uma figura permanente nas refeições rotineiras da população local e encanta turistas por ser muito saboroso e também pelas suas propriedades afrodisíacas.

Sobremesas típicas brasileiras

Para finalizar qualquer um desses 15 pratos incríveis da culinária típica brasileira, nada melhor do que uma receita típica também, não acha? Sendo assim, conheça agora 3 receitas que nós brasileiros amamos e que foram criadas por nós mesmos.

Pudim de leite

pudim de leite comida tipica brasileira

(Foto: Divulgação/Gshow)

O pudim de leite condensado é uma das sobremesas mais amadas pelos brasileiros. Ele consiste em uma mistura de leite condensado, ovos e açúcar basicamente, concedendo a ele uma textura bastante cremosa, embora firme. É inspirado em receitas de doces portuguesas, porém possui uma execução mais simplificada, o que o torna mais rápido e fácil de fazer, mesmo que fique mais doce.

Brigadeiro

brigadeiro comida tipica brasileira(Foto: Divulgação/Catraca Livre)

Pode se dizer que o brigadeiro é a sobremesa mais unânime em todo o Brasil. Não há uma região em que ela não esteja presente, seja em aniversário de criança ou até mesmo em casamentos. O brigadeiro já se tornou tradição em datas festivas e até fora delas.

O brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro, inventado no Brasil, sem interferência externa. Ele consiste em uma mistura de leite condensado, manteiga, cacau em pó e chocolate granulado para a cobertura.

Ele tem esse nome, porque foi criado com o intuito de ser servido em eventos para arrecadar fundos para a candidatura a presidência do Brigadeiro Eduardo Gomes. Sendo aqui, “brigadeiro” no sentido da mais alta patente da aeronáutica. Com o sucesso do doce, acabou virando o doce do brigadeiro, que evoluiu somente para brigadeiro.

Cocada

cocada comida tipica brasileira

(Foto: DIvulgação/Geração Empreendedora)

A cocada é um doce africano, porém largamente produzido aqui no Brasil. Foi trazida e feita famosa a partir dos escravos, que tinham ingredientes mais que suficientes, já que muitos trabalhavam em lavouras de cana de açúcar. Sua receita com o tempo foi modificada, até chegar na cocada como conhecemos hoje.

menutrip experiencias gastronomicas

Conclusão

Como podemos perceber a comida típica brasileira é bastante rica em aromas e sabores. Sendo assim, não falta opção para se deliciar entre os pratos regionais brasileiros.

De acarajé a churrasco, de açaí ao pão de queijo, de feijoada ao barreado. São diversos os tipos de alimentos e pratos que o Brasil oferece a qualquer um que estiver disposto a imergir em sua cultura culinária.

Ainda não conhece alguns desses pratos? Então está esperando o que para experimentar? Faça sua lista de sabores a conhecer, selecione um bom restaurante de comida típica brasileira e vá provar esses que são alguns dos nossos tesouros nacionais.

Você Também Vai Gostar Destes Posts:
Culinária Russa: a história do strogonoff
Almoço em família: onde comer em SP e interior