Blog Menutrip | Viva experiências gastronômicas surpreendentes
Gastronomia

Filmes Sobre Gastronomia Que Você Precisa Ver: Guia Completo

Você gosta de assistir filmes? E, de gastronomia? Se você respondeu sim para as duas perguntas, esse texto é para você. Então, seja bem vindo ao guia completo de filmes sobre gastronomia!

Ainda não há uma explicação ao certo do porque gostamos tanto de assistir pessoas cozinhando receitas deliciosas, mesmo quando sabemos que não iremos ganhar um pedaço, ou até mesmo que não teremos condições de repetir em casa. Porém, não há como negar que essa satisfação existe.

Se você faz parte desse grupo de pessoas, então confira agora uma lista com as melhores séries e filmes sobre gastronomia para você assistir em casa!

Filmes Sobre Gastronomia: Um Casamento Perfeito!

Comer e assistir filmes, difícil achar alguém que não goste de pelo menos alguma das duas coisas. Isso porque estão ligadas a duas necessidades básicas do ser humano que é a de se alimentar e outra que a do entretenimento.

As histórias nos emocionam e nos conectam a um nível que vai além da razão, a comida por sua vez também nos traz memórias afetivas muito profundas. A união dessas duas coisas em filmes sobre gastronomia converge para um daqueles prazeres que a gente não sabe muito bem explicar, só sabe que existe.

Logo, cheque alguns dos melhores filmes e séries de gastronomia abaixo e já vai anotando os seus preferidos para não esquecer.

menutrip experiencias gastronomicas

7 Melhores Filmes Sobre Gastronomia (Indicados por amantes desta arte…)

Julie e Julia

FIlme Julie e Julia

(Foto:Divulgação/AdoroCinema)

Julia é uma americana que se mudou para Paris por conta do trabalho do marido e acabou se apaixonando pela cidade e pela culinária. Com o tempo se tornou uma chef de mãos cheias e muito famosa. Já Julie é uma quase trintona e uma escritora falida que está frustrada com a vida que leva. Por isso, decide se desafiar a cozinhar todas as receitas do livro de Julia e relatar suas experiências em um blog.

Esse é um daqueles filmes de gastronomia excelente para te incentivar a tentar uma receita nova e inovar na cozinha. Inspire-se.

A Grande noite

filme big night grande noite

(Foto: Divulgação/AdoroCinema)

Primo e Secondo são dois irmãos que emigraram da Itália para os EUA com o sonho de abrir um restaurante italiano. Abrir o restaurante eles até conseguem, o problema é conseguir o público para frequentar.

Primo, que é um chefe de mãos cheias, é muito teimoso e insiste em fazer um cardápio bastante não convencional. Já, Secondo é um ótimo administrador e não concordando com a postura do irmão, busca meios de vencer a crise que estão passando. Assim, eles apostam todas as suas fichas em uma festa, “a grande noite”, o melhor e talvez único momento que eles terão para conquistar seu público.

Se estava precisando de uma dica de filmes sobre gastronomia e gosta de comida italiana, agora já sabe que filmes assistir.

Simplesmente Martha

filmes gastronomia simplesmente marta
(Foto:Divulgação/AdoroCinema)

Esse é um longa alemão que conta a história de Martha, uma chef de cozinha exemplar, porém bastante obsessiva e metódica, cuja vida vira de ponta a cabeça quando sua irmã morre em um acidente, e ela acaba tendo que cuidar da sobrinha de 8 anos.

Além disso, para piorar sua situação, aparece um novo chef na cozinha dela. Mario é um italiano charmoso, extrovertido e engraçado, que vai fazer de tudo para acrescentar um pouco mais sabor e alegria nos dias mais cinzas de Martha.

Assim, Martha será desafiada a mudar sua postura frente aos desafios da vida, descobrindo cada vez o significado de família.

Comer, rezar e amar

filme gastronomia comer rezar amar
(Foto:Divulgação/AdoroCinema)

Ao se ver empacada em uma vida problemática de sonhos não realizados e relacionamentos perturbados, Elizabeth (Julia Roberts) decide largar tudo, marido, trabalho e amigos, e entrar em uma jornada de autoconhecimento pelo mundo.

Assim, ela segue em uma viagem sem pressa para três países: Itália, Bali e Índia. Super aberta para o novo, ela se permite vivenciar novas experiências, visitando templos de meditação e aprendendo mais sobre sua espiritualidade, conhecendo pessoas novas e se apaixonando novamente, além de experimentar muitas receitas típicas.

Comer, rezar e amar é um filme sobre autoconhecimento, sonhos e também um pouquinho de comida.

Ratatouille

filmes gastronomia ratatoullie

(Foto: Divulgação/AdoroCinema)

Se você ama culinária, é bem possível que, pelo menos uma vez na vida, você já tenha se imaginado como um chef de cozinha. Agora, será que você já imaginou um rato como chef? É provável que não. Porém, é isso que acontece na animação Ratatouille.

O filme conta a história de Rémy, um rato de rua apaixonado por culinária e muito habilidoso na cozinha, e de Alfredo Linguine, um jovem desengonçado mas que é o filho secreto do famoso chef Auguste Gusteau. Juntos eles formam uma aliança inusitada e divertida, em busca de salvar a reputação do restaurante de Gusteau que vem perdendo credibilidade.
Apesar de ser um desenho, o filme aborda o tema da culinária com muita responsabilidade, mostrando de fato como funciona uma cozinha profissional, além da rotina de um restaurante. Vale a pena conferir e se divertir com esse filme.

Românticos Anônimos

filmes gastronomia romanticos anonimos

(Foto: Divulgação/Filmow)

Românticos anônimos é uma clássica comédia romântica, recheada de muito chocolate. Esse filme francês rompe os padrões de um casal tradicional e traz uma paixão inusitada entre dois tímidos.

Angélique Delange é uma talentosa confeiteira que prepara chocolates e doces requintados reconhecidos pela crítica e pelo público. Porém, por ficar em pânico quando é o centro das atenções, ela prefere se manter no anonimato, fingindo ser a entregadora.

Sem emprego, ela consegue um trabalho em uma fábrica de chocolate que está a beira da falência, mas diferente do que ela imaginava, ela recebe o cargo de representante comercial, o que a desespera.
Ela não imaginava, entretanto, é o que o presidente da empresa fosse ser tão tímido quanto ela. Assim, surge uma paixão inesperada. E, eles terão que juntos descobrir como fazer esse relacionamento funcionar e ainda salvar a fábrica da falência.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

filmes gastronomia fantastica fabrica chocolate
(Foto: Divulgação/AdoroCinema)

Esse é um filme clássico que, embora aborde o universo culinário de maneira bastante lúdica, serviu como inspiração para muitas crianças seguirem no futuro carreira nessa área. O filme original é de 1971, mas ele também teve um remake em 2005, estrelado por Johnny Depp e dirigido por Tim Burton.

O filme conta a história de Willy Wonka, o excêntrico dono da maior fábrica de chocolates do mundo, que decide realizar um concurso para encontrar um herdeiro digno do seu império. Assim, espalha 5 convites dourados em suas barras de chocolate, que dão direito a 5 crianças e seus acompanhantes a visitar a fábrica e conhecer seus mistérios.

5 Filmes Sobre Gastronomia No Netflix (2017)


Sem reservas
filmes gastronomia sem reservas

(Foto: Divulgação/AdoroCinema)

Sem reservas é a versão americana do filme “Simplesmente Martha”, já apresentado neste texto. Embora com muitas adaptações, a essência do filme é a mesma. Uma chef, nesse caso Kate (Catherine Zeta-Jones), de um renomado restaurante em Nova Iorque, que terá que aprender a reorganizar a sua vida para cuidar de sua sobrinha e ainda lidar com um novo companheiro de trabalho.

Esse parece desafiar a autoridade e reputação que ela sempre buscou zelar, por conta do seu jeito descontraído e despretensioso de trabalhar. Tudo isso se torna ainda mais difícil, quando ela percebe que está começando a se apaixonar por ele.
Esse é um filme sobre gastronomia recheado de receitas apetitosas e um bom retrato das diferentes formas que podem ter de um chef trabalhar.

Toast

filmes gastronomia toast
(Foto: Divulgação/AdoroCinema)

Diferente dos outros filmes sobre gastronomia citados aqui nessa lista, esse é o único baseado em uma biografia, a do chef Nigel Slater.

Nigel desde criança sempre fascinado por culinária, porém em sua casa, seu pai só entrava na cozinha para comer e sua mãe era péssima e só sabia fazer torradas. A tradição culinária na casa mudou quando sua mãe morreu e o seu pai casou novamente. Sua madrasta, diferente da mãe, é uma cozinheira de mãos cheias e prepara muitas delícias todo dia, inclusive uma torta de limão que vale pena você tentar fazer igual.

Logo, assim que Nigel começa a estudar gastronomia na escola, ele inicia uma disputa entre sua madrasta pela atenção de seu pai e também para saber quem tem melhores dotes culinários.

Simplesmente complicado

simplesmente complicado filmes gastronomia
(Foto: Divulgação/AdoroCinema)

Nesse filme Meryl Streep é Jane, a dona de uma renomada padaria, mãe de 3 filhos e divorciada. Até aí muito simples, não é? A parte do complicado vem quando ela começa a ter um caso com o seu antigo marido (Alec Baldwin), já casado novamente, enquanto ela está saindo com o seu arquiteto (Steve Martin).

No início tudo parece muito divertido, mas a situação acaba deixando-a muito confusa em relação aos seus verdadeiros sentimentos, o que levará ela a ter que fazer escolhas, antes que isso afete também a vida de seus filhos.

Chef

filmes gastronomia chef
(Foto: Divulgação/AdoroCinema)

Carl Casper é o chef de um restaurante em Los Angeles, que sente que o seu potencial não pode ser totalmente utilizado, porque o seu patrão insiste que ele mantenha os pratos do cardápio, sem abrir espaço para sua criatividade.

Em um dia, um renomado crítico visita o restaurante e publica uma crítica bastante negativa sobre o chef Casper, justamente por ele ter falta de criatividade. Irritado, Casper vai tirar satisfações, mas por causa disso acaba demitido.

Sem muitas opções, ele resolve ouvir sua esposa (Sophia Vergara) e decide reiniciar sua carreira, mas agora no comando de um truck food.

Steak Revolution

steak filmes gastronomia
(Foto: Divulgação/IMDb)

Steak Revolution é um dos poucos filmes sobre gastronomia a tratar especificamente sobre carnes. Esse documentário tem um objetivo ousado de encontrar o melhor bife de carne bovina do mundo.

Se eles encontram ou não, só assistindo para saber, porém é certo que no meio dessa busca eles aprendem e ensinam muito sobre as melhores condições para se ter um bom corte de carne.
O filme conta com entrevistas de chefs, fazendeiros, açougueiros e outros especialistas no assunto.

Séries sobre culinária e gastronomia de dar água na boca

Chef´s Table

filmes gastronomia chefs table
(Foto: Divulgação/IMDb)

Essa é uma série de gastronomia da Netflix que adentra as cozinhas dos chefs mais renomados do mundo e conhece suas rotinas, filosofias e ideias para o futuro da culinária.

Cada episódio é feito com um chef. Assim, o público pode conhecer a fundo suas rotinas, desde da escolha dos produtos mais frescos até ficar com água na boca ao ver tudo que eles estão preparando.

Para quem gosta de culinária essa série é um prato cheio, riquíssima em informação útil e detalhes.

Cooked

filmes gastronomia netflix cooked
(Foto: Divulgação/IMDb)

A série documental Cooked busca fugir um pouco do padrão das altas cozinhas, para entender de fato a relação da comida com a cultura, e também a ciência por trás da culinária.

A série é baseada no livro homônimo de Michael Polland, que também é apresentador do programa. O seu principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre aquilo que comem, entender de onde veio e porque a comida é preparada de tal jeito e não de outro.
Para isso, a série é dividida em 4 episódios e nomeadas com os 4 elementos essenciais: fogo, ar, água e terra. Em cada episódio, ele busca relacionar os elementos a prática de fazer a comida.

The mind of a chef

filmes gastronomia mind chef
(Foto: Divulgação/IMDb)

Essa é uma série documental que também busca entrevistar famosos chefs de cozinha para descobrir seus processos criativos e as suas inspirações. A cada temporada um chef novo explora a cultura gastronômica de sua região, contando um pouco das suas histórias e origens, além de preparar deliciosas receitas.

Ela mistura ciência, história, viagem e humor em torno desse tema que todos amamos: culinária.

Midnight Diner: Tokyo Stories

filmes gastronomia netflix midnight diner tokyo stories

(Foto: Divulgação/IMDb)

O Midnight Diner é um restaurante de Tokyo que fica aberto da meia noite até às sete da manhã. Lá as pessoas podem pedir qualquer prato que o chef faz na hora. Ao compartilharem da mesma mesa e até repartirem a mesma refeição, as pessoas acabam descobrindo mais sobre os interesses dos outros e criando conexões entre si.

Esta é uma série dramática japonesa, que busca evidenciar esse outro lado das refeições, que vai além de comer, mas que também é formado pela comunhão que se estabelece entre as pessoas.

menutrip experiencias gastronomicas

Conclusão

Se você gosta de assistir filmes sobre gastronomia, agora já tem uma lista bem grande de opções para escolher. De documentários científicos até comédias românticas, biografias à desenho em animação. Os estilos são variados e certamente algum irá agradar.

Esses filmes podem te encorajar a testar algo novo, te ensinar algum novo conhecimento, fazer você rir, ou só te conceder aquele prazer inexplicável de assistir receitas deliciosas sendo feitas. Seja qual for a sua intenção, nossa lista de filmes sobre gastronomia tem uma opção para você.

Portanto, já pode ir preparando a pipoca e decidir qual vai ser a sua próxima sessão. Bom filme!

Você Também Vai Gostar Destes Posts:
como se tornar chefe de cozinha
Como Se Tornar Um Chef De Cozinha: Guia Completo
finger food
Finger Food: Aprenda Tudo Sobre Esta Tendência Culinária